Dicas de organização para a volta às aulas

O retorno das aulas é marcado por muita expectativa, encontros, reencontros e mudanças. Adaptar-se à nova rotina não é um desafio exclusivo aos estudantes, contempla todos os envolvidos no processo educacional, o que inclui equipe pedagógica e famílias.

Nas semanas que antecedem a volta às aulas, o corpo docente prepara-se para um novo ano letivo. Resgatam propósitos, traçam metas e estratégias visando acolher e despertar o potencial de cada aluno. Um período marcado por reflexão e, principalmente, organização.

Enquanto esse processo acontece no Colégio, a família também pode planejar-se para o retorno e incluir as crianças e jovens, afinal, são eles os protagonistas dessa jornada.

Incentive a autonomia e a organização do seu filho. Aqui vão algumas dicas:

  • Organize os horários – É comum que, durante o recesso escolar, a rotina em casa seja um pouco mais flexível com horários. Crianças acordando e indo dormir um pouco mais tarde do que o habitual. Na semana que antecede a volta às aulas, procure realizar a adaptação com o horário que será seguido ao longo do ano, para que não seja uma mudança repentina e o aluno esteja com mente e corpo preparados para a rotina escolar.
  • Relembre as regras – As regras e combinados do Colégio também são importantes para organização. Converse com seu filho e relembre sobre o uso do uniforme completo, trazer garrafinha de água, estar atento aos materiais individuais…
  • Conheça a rotina – Quando o corpo docente compartilhar com você a rotina semanal das aulas, leia com seu filho e combinem de se organizarem juntos. Uma dica é imprimir essa informação e deixar em um local de fácil acesso para vocês. Com as crianças da Educação Infantil, estabeleça um diálogo: “Hoje tem aula de balé”, “Amanhã será o dia do brinquedo, qual você quer levar?”. À medida que forem crescendo, mantenham o diálogo e supervisão, mas sempre aumentando a autonomia. No Ensino Fundamental, você pode orientar que seu filho separe as apostilas que serão usadas na aula, se houver laboratório, lembre ele de colocar o jaleco na bolsa. No Ensino Médio, os adolescentes, embora tenham autonomia, também podem precisar de supervisão, busque acompanhar o cronograma de aulas e itinerários, além de outras atividades presentes no calendário.
  • Estabeleça um horário para estudo – Conversem antes do retorno sobre a importância de separar um horário para estudo em casa. Retomar o conteúdo de sala de aula, realizar as tarefas, buscar informações em diversos meios, é muito importante para a aprendizagem. Com as crianças pequenas, a ideia pode ser estabelecer um momento de leitura, lembrando sempre de que precisa ser algo prazeroso.

Estamos ansiosos para o retorno, 2023 vai ser master!