Dicas para retomar a rotina de treinos depois das férias

Para a grande maioria das pessoas, as férias são sinônimo de relaxamento e hora de fugir dos compromissos do dia a dia. E isso vale também para a alimentação regrada e para a rotina de treinos. Quando as folgas acabam, no entanto, vem a culpa e a dificuldade para retomar o ritmo dos exercícios físicos.

Como voltar à rotina de treinos na academia

É hora de dizer adeus às férias e retomar as atividades físicas. Nem sempre é fácil voltar ao ritmo, porque o corpo perde condicionamento, força, resistência e flexibilidade mesmo com poucos dias de repouso.
Seguindo algumas dicas, é possível voltar com tranquilidade à forma e ao ritmo dos treinos.

  • Vá com calma
    Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Vá com calma. Acelerar e pegar pesado só irá causar lesões e fadiga. A dica é usar cargas menores e fazer mais repetições.
  • Cuide da alimentação
    Como sabemos que é normal abrir mão da alimentação equilibrada nas férias, é importante retomar o cardápio balanceado pelo menos uma semana antes de voltar aos treinos. Evite excesso de açúcar, sal e álcool.
  • Para hipertrofia muscular
    Para quem quer ganhar massa magra, fica a dica: as células musculares não diminuem no período em que você fica sem treinar. Por isso, após alguns dias de retorno, os músculos recuperam a força e o condicionamento.
  • Alongue-se
    Antes de iniciar cada atividade, alongue-se bem para evitar lesões.
  • Escute o seu corpo
    Mesmo se você tem uma rotina de treinos em casa, onde faz exercícios aeróbicos, a dica é a mesma: respeite o seu ritmo. Cada pessoa sentirá uma evolução diferente. Aposte em um treinamento funcional mais leve.
  • Dica para o ano todo
    Durma bem. Esse momento de descanso da mente e do corpo é essencial para a recuperação. Além disso, lembre-se de ingerir bastante água.
  • Nada de frustrações
    Deixe o foco em resultados de lado nesse início. O mais importante é recuperar o ritmo.

Com essas dicas, será muito mais fácil voltar ao ritmo de treinos. Mas não se esqueça: especialmente depois de ficar um tempo parado, é essencial procurar um médico para uma avaliação e contar com a ajuda de um profissional de educação física. Bom retorno!

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Fonte: https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/dicas-para-retomar-rotina-de-treinos/